O petróleo no Brasil

O começo do petróleo no Brasil foi no século XIX, que, considerado como uma riqueza mineral indispensável para o desempenho econômico do país, foi em boa parte, graças a extensão e grande parte inexplorada, o Brasil teve muitos vestígios de petróleo. O primeiro foi no município de Bofete, no estado de São Paulo.

As ações estrangeiras se renovavam com essa descoberta e após a segunda guerra mundial, fizemos uma campanha com “O petróleo é nosso”. Para isso Getúlio Vargas, em 1953, foi criada uma das mais promissoras estatais do mundo, a Petrobras. Ela possui 51% das ações pertencentes ao governo e o restante é de capital misto. Apesar das expectativas gerais, nos 21 anos seguintes a Petrobras acumularia insucessos em relação ao objetivo de dar a autossuficiência ao pais.

Foram desenvolvidas técnicas de pesquisa marítima, a partir da década de 1960, que levaram a descoberta do produto na plataforma continental brasileira, primeiro ocorreu em 1968, em Sergipe, depois em 1974, na Bacia de Campos. E logo em 1997 o monopólio estatal do petróleo foi desmanchado e o Brasil se transformou independente dos fornecedores estrangeiros.

O petróleo tem muita importância na nossa vida, pelo fato de ser usado como combustível, e ser agregado em fabricação de milhares de produtos. Antes de desmanchar o monopólio estatal do petróleo, éramos dependentes do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio. Atualmente, a nossa produção é de aproximadamente 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo de 2,2 barris diários, segundo a Petrobras.

Esse desempenho nos deixa em segunda posição na América Latina, ficando atrás somente da Venezuela, e em 17° lugar no ranking mundial, legal, não é?

E então, o que achou? você sabia dessas coisas ou descobriu agora? mostre para seus amigos e parentes e divirta-se.